texto originalmente publicado em 13 de Dezembro de 2015

Se você esperou alguma coisa do Wesley Safadão "palmas pra você", mas se enganou, hoje quero falar sobre uma das coisas que mais me inspiraram em toda vida, mais uma prova de que coisas inesperadas as vezes acontecem em um tempo, mas você acaba colhendo os frutos dessas coisas apenas depois de certo tempo.


Certa vez eu peguei emprestado um livro de um amigo meu, na época eu tinha 15 anos, numa mudança de fase de vida, saindo do Ensino Fundamental e entrando no Médio, o livro se chamava "O Poder Da Kabbalah", foi uma indicação de coração de um grande amigo, sendo assim resolvi ler. Pra quem não sabe a Kabbalah é uma das filosofias espirituais mais antigas do mundo e objetiva-se em nortear a compreensão do universo de forma espiritual.


Baseada em 12 princípios, a busca pelo entendimento pleno foca em:


1. Não acredite em nenhuma palavra que você ler.  Teste os ensinamentos aprendidos: É meio que chavão do livro sabe? Ele aponta diversas coisas  que realmente fazem sentido e são observáveis em nossa vida. Porém o mais instigante do livro é que ele te provoca o tempo todo pra fazer com que você sinta as coisas fazendo as mesmas.


2. Existem duas realidades básicas: Nosso Mundo de Escuridão no nível do 1 por cento e a Realidade da Luz, que representa 99 por cento! Pode parecer meio um choque por conta da forma com que o livro coloca as coisas, mas se você olhar o ~mundo da escuridão~ como o mundo em que vivemos, ele possui superficialidade, por isso o "1%", as coisas podem ser concretas, mas o verdadeiro valor está mais do que ela significa do que qualquer outra coisa, o verdadeiro valor está na luz, nos 99%, aonde as coisas possuem maior valor espiritual, ou seja, o verdadeiro valor.


3. Tudo o que um ser humano deseja verdadeiramente da vida é Luz espiritual! Já perceberam como meio que existem coisas na nossa vida acontecendo de forma cada vez mais rápida, algumas coisas acabam sendo não percebidas, passam direto em nossas mentes, porém, tudo que fazemos é uma forma de nos encontrarmos com o mundo da luz (99%), assim que passamos à perceber como esse contato ocorre em nosso cotidiano, algumas coisas ficam mais fáceis de serem superadas, tudo, absolutamente tudo possui uma luz, nem que seja um pouco, cabe a nós saber como lidar com as coisas ruins que nos acontecem, buscar força do nosso interior, que é imensamente iluminado e assim, seguir, sendo melhor, aprendendo sempre.


4. O propósito da vida é a transformação espiritual, passando  de um ser reativo para proativo: Conforme observamos a luz em nossas vidas, podemos assim buscá-la, seja com atitudes melhores, ajudando as pessoas ou simplesmente mudando algum hábito que nos afaste coisas boas e apenas atraia as ruins. Esse processo de se torna proativo é muito complicado, pois naturalmente queremos que coisas boas aconteçam, ninguém deseja sofrer, mas algumas coisas boas da vida só vem quando a gente se esforça, é aquela história "Se você busca a felicidade, ela vem até você, tudo depende de como você traça seus objetivos."


5. No instante da nossa transformação, fazemos contato com a realidade dos 99 por cento.


6. Nunca – mas nunca mesmo – coloque a culpa em outras pessoas ou em eventos externos: Esse pra mim é um dos pontos principais do livro, é normal coisas ruins acontecerem, mas saber lidar com elas, faz toda e completa diferença, reclamar será que faz mesmo diferença? A culpa realmente é do ônibus que atrasou? Do professor que não me deu nota? Ou será que se EU tivesse saído um pouco mais cedo, será que se EU estudasse um pouco mais eu iria melhor? Os exemplos são chulos, mas é apenas pra demonstrar que se trata do EU primeiramente, só podemos fazer e ser o bem se internamente nos bastarmos, é um egoísmo podado, necessário, ninguém pode ser feliz com os outros sem que antes seja feliz por si só e repasse a sensação de bem estar para quem a gente goste.


7. Resistir aos nossos impulsos reativos cria luz duradoura;


8. O comportamento reativo cria intensas faíscas de Luz, mas eventualmente deixa Escuridão em seu rastro: Aqui o livro cria uma espécie de universo compensatório, se tudo de ruim possui algo bom, algo de bom possui algo ruim, mas nem por isso perde o verdadeiro valor, que é a felicidade.


9. Obstáculos são oportunidades de se conectar com a Luz, 10. Quanto maior o obstáculo, maior o potencial de Luz:

As duas lições estão conectadas, a vida bate forte, bem forte, parece até as vezes mais uma sucessão de obstáculos do que um, grande momento de felicidade. Felicidade plena e total? Muito difícil de ter, porém devemos nos apegar nesses momentos bons que sentimos, pois a cada novo obstáculo superado, a cada nova coisa conquistada a "recompensa" será uma felicidade maior, e essa sensação de felicidade deve motivar a gente a buscar fazer coisas boas, olhar em volta e perceber quanta coisa pode ser mudada, melhorada, aperfeiçoada, não precisa fazer algo gigante, eu repito isso muito, não precisa ir longe pra mudar o mundo, basta um simples gesto que você muda o mundo de mta gente, nem que seja um pouco, mas você mudou, fez algo por alguém e isso compensa superar qualquer problema ou obstáculo.


11. Quando os desafios parecerem esmagadores, injete certeza.  A Luz está sempre presente!


12. Todas as características negativas que você identifica nos outros são apenas um reflexo de suas próprias características negativas.  Só ao consertá-las em si mesmo, você poderá mudar os outros: (Bate pesado essa frase né?)  


Confesso que não assimilei esses questionamentos de primeira na minha vida, eu era muito fechado pra vida, tinha algumas coisas impregnadas em mim que não permitiram em um primeiro momento entender com alguma clareza o que aquele livro dizia, porém eu fui vivendo, algumas coisas acontecendo, eu fui tentando aplicar, ora conseguindo, ora não, porém eu fui... e confesso que ainda hoje é difícil seguir completamente esses pontos, mas conforme fui amadurecendo passei a perceber a ~luz ~ em diferentes aspectos da minha vida, seja nos meus amigos, em algo que eu faça, em um sorriso que acabo fazendo alguém dar. Só queria passar isso pra vocês, indicar o livro, é bem legal, a leitura mais fácil que já encontrei, a ideia não é fazer os textos ficarem tão grandes assim, mas eu tava inspirado hoje.


Não sei se verei muitos de vocês até o fim do ano, caso não, muito obrigado por participar do ano em que mais aprendi (e apanhei) na vida, com certeza cada pessoa foi essencial, aprendi com cada um que está lendo isso daqui, com certeza.


E ai, já parou pra pensar quanta gente você faz feliz e nem imagina? <3

Tags

comentários (0)

Sem comentários