Andando pelo centro da cidade hoje, fui abordado por uma vendedora que me ofereceu um curso de informática, alegando que hoje em dia ninguém é nada no mercado de trabalho sem as ferramentas que seriam passadas no curso. Recusei cordialmente, dizendo que além de estar ocupado com a minha graduação, não tinha dinheiro no momento para gastar com o tal curso.

Nesse exato momento, a moça abriu seu melhor sorriso de vendedora e disse uma frase que deveria ser seu bordão favorito: "Isso não será um gasto, será um investimento. Qual é o preço do seu sucesso?". Recusei novamente e segui meu caminho com essa frase ecoando na minha cabeça.

"Qual o preço do seu sucesso?". Um otimista diria que seria o tanto que você está disposto a se doar por um sonho. enquanto um pessimista resmungaria que seria sua família, seus amigos e seus sonhos. Uma pessoa que defende a meritocracia afirmaria de forma retumbante que é unica e exclusivamente o seu esforço e empenho, apenas para ser imediatamente retrucado por alguém que se opõe a essa teoria e diria que o custo do sucesso consiste em nascer em uma posição privilegiada. Do ponto de vista de um estudante de engenharia, estou inclinado a dizer que o preço a ser pago consiste em noites mal dormidas, vários litros de café e eventualmente uma gastrite.

Acho que para começar a discutir isso, primeiramente teríamos que alinhar um conceito bem relativo: o que seria sucesso? Creio que a definição mais difundida e aceita consiste em um bom emprego, grande patrimônio material, uma família de comercial de margarina e uma aposentadoria tranquila em alguma praia paradisíaca ou fazenda no interior. Devo admitir que não acharia ruim um panorama de vida assim, mas não podemos (ou pelo menos não é certo) querer que todos sonhem da mesma forma que nós.

Existem aqueles que repudiam o dinheiro e a massificação da sociedade, para os quais sucesso seria passar toda a vida viajando o mundo com um violão nas costas como um hippie dos anos 60. Outras pessoas acreditariam que o sucesso na vida seria entrar para um circo e passar a vida na estrada alegrando os outros. Da última vez que li algo a respeito, o mundo tinha mais ou menos 7 bilhões de pessoas, então acho que não seria exagero dizer que existe um número semelhante de definições de sucesso.

Na humilde opinião de um estudante desempregado de 21 anos,  uma boa definição de sucesso seria viver sem se questionar a cada 5 minutos sobre o que está fazendo com a própria vida. Seria viver sem arrependimentos de escolhas tomadas. Sentindo-se completo, ao lado de alguém ou sozinho. Na minha opinião, ter sucesso pode ser resumido em 2 palavras.

Ser feliz.

Tags

comentários (0)

Sem comentários