Sábado foi dia de Sarau Cultural na escola. Alunos, pais e comunidade foram convidados a participar, pois a unidade estava de portas abertas para recebê-los.

Acho que já contei aqui que trabalho numa escola de periferia, crianças carentes e problemáticas...e neste evento eu tive 100% de certeza que elas são reflexo dos seus pais e pessoas que a cercam fora do ambiente escolar.

Fiquei triste e incomodada por alguns motivos:

1. Alguns alunos não compareceram e estavam envolvidos com as atividades; as ausências comprometeram o desenvolvimento do evento.

2. Da mesma maneira dos alunos em sala de aula, os pais são extremamente dispersos, não respeitam regras (falar baixo e não sair no meio da apresentação, por exemplo) e muito menos os professores que estavam tentando organizar as coisas.

3. Falta de organização e paciência por parte da gestão escolar. Além de mim, há outros professores novos que ficaram extremamente perdidos porque nenhuma orientação foi dada.

Resultado de tudo isso: evento esvaziado, desorganizado, conflito de egos. Tudo isso me deixou desanimada e frustrada. Eu gosto da maioria dos meus colegas de escola, mas isso me fez pensar muito se devo continuar nela no próximo ano letivo. Mas, ao mesmo tempo, bate o medo e a insegurança de ir para um lugar pior e que eu seja obrigada a aguentar por um ano inteiro. 

Até então, eu havia aceitado a realidade local, tentando fazer meu trabalho de forma simples, mas com paciência, uma coisa por vez. Mas sinto que estou me encaminhando pro fracasso, não só o meu como dos meus colegas e dos meus alunos. Triste.

Tags

comentários (0)

Sem comentários