Em 2002 foi lançado o álbum "De Verdade" do grupo de pagode Bokaloka com musicas que já faziam sucesso em cópias vendidas nos melhores camelôs há pelo menos 2 anos daquela data.

Uma dessas musicas intitulada "Duas Paixões" trazia a história de um rapaz "dividido sem saber o que fazer" entre duas mulheres as quais se diferenciam, de acordo com este trecho, como: "uma (que) está sempre comigo e a outra (que) eu sempre quis ter".

Quem são as "duas paixões"?

A primeira é sua namorada, a qual ele cita na frase: "Adoro minha namorada, é minha amiga e eu a conheço bem".

É interessante reparar como ele diz que "adora" e que a namorada é sua "amiga" pois, de acordo com a diferenciação do primeiro trecho analisado, esta é a "que está sempre comigo".

A estrofe seguinte diz: "Desejo uma morena linda que já faz parte da minha vida."

Com estes dizeres, supomos que a "morena linda" seja a que ele sempre quis ter. 

Tratamento às Duas Paixões

Logo em seguida ao trecho que apresenta a "morena linda", ele continua com a seguinte frase: "Eu sempre digo que a amo, meu bem, e nunca digo isso a ninguém".

Aqui podemos ver que ele "diz que a ama", mas, em momento nenhum afirma diretamente amá-la. Além disso, a continuação da letra diz: "mas se estou com minha namorada eu digo também."

Se tivermos uma interpretação literal da forma que ele trata diretamente ambas as paixões nesse trecho, podemos assumir que, usando os termos "adora" para a primeira e "deseja" para a segunda, os tipos de paixão são diferentes sendo a primeira emocional e a outra, carnal.

Ao mesmo tempo, quando explica como ele trata ambas as paixões, em nenhum momento ele afirma categoricamente amar uma delas, mas apenas dizer que ama as duas.

Problema - Refrão

O grande problema apresentado na musica é encontrado no refrão:

"Pra ter as duas paixões não tem jeito
Só tendo dois corações no meu peito
Mas eu só tenho um
Pra suportar esse amor incomum

Eu sei que hoje estou dividido
Quem sabe um dia talvez decidido
Eu crio coragem, digo a verdade
Que só tem apenas um espaço no meu coração!"

Por se tratar de uma musica, o problema não está claro devido à necessidade de adicionar rimas e outros recursos para deixar a letra mais própria para ser cantada.

Porém, percebemos que, no trecho, o eu lírico da história assume para si que manter um relacionamento com ambas é impossível. Apesar disso, ele também demonstra estar dividido entre as duas e não ter perspectiva de quando ele terá coragem para tomar a decisão de escolher apenas um relacionamento para manter.

Com base na análise deste refrão, foi elaborada a seguinte questão:

Considerando que você tenha duas paixões, sendo uma que está sempre com você, e a outra você sempre quis, qual paixão você ficaria?


Respostas possíveis

1- A que está sempre contigo

As pessoas costumam responder a que está sempre contigo baseadas na gratidão e na lealdade daquela pessoa que já é sua companheira há algum tempo. Apesar de possuir um carinho pela pessoa que você sempre quis, priorizar aquela que já construiu uma relação de cumplicidade em conjunto com você é uma forma de demonstrar que o amor vem de uma relação duradoura com a pessoa que você compartilha a sua vida há tempos.

2- A que você sempre quis

Seja por qual motivo, razão ou circunstancia inusitada, aquela pessoa que você sempre teve uma paixão e um desejo mas que havia algum impedimento para que vocês se relacionassem reapareceu em sua vida. Optar por aquela que você sempre quis, costuma ser relacionada à impulsividade e a realização de seus desejos, vivendo aquela paixão oculta que você sempre teve.

Conclusão

É fato que em algum momento de nossas vidas passamos por escolhas desse tipo, seja em relacionamentos ou mesmo em outros momentos da vida. Dificilmente, porém, encontraremos uma "resposta certa" única, pois cada pessoa tem seu modo de pensar e as situações da vida de cada pessoa são as mais diversas.

Mas, ao se encontrar em uma situação desse tipo, é importante fazer o máximo para se manter leal às pessoas da sua vida, agindo com sinceridade, diferentemente do eu lirico da musica que mantinha um relacionamento com ambas as mulheres ao mesmo tempo.

E você? Ficaria com a pessoa que está sempre contigo ou a que você sempre quis?

Tags

comentários (1)